Nota

Oi pessoas, tudo bem?

Conversei com o Bira, vocalista da banda Syzus e o foco da nossa conversa foi a cena Underground.

  • O que você acha que falta no mundo e na cena Underground?

Adoro a cena underground, ali está a verdadeira música não midiática, a música que expressa o verdadeiro ser humano e não aquela que querem pregar que seja, na qual vivemos em crise econômica e política e as musicas mainstream só falam de ostentação, vida de baladas, pegação, farra e dinheiro. Mas nem tudo é perfeito, acredito que falta mais união entre as bandas, ajuda entre músicos.

Muitas bandas que conseguem uma visibilidade maior que outras esquecem de voltar buscar a que ficou pra trás. Começa a gerar o egoísmo e estrelismo muitas vezes. Invés de sempre estarem lançando novas bandas para não chaparem as que já estão mais famosas, o publico ter mais opção de bandas porque tem muita banda boa que fica isolada. Hoje em dia penso que é isso.

  • O que a música mudou na sua vida? O que pode mudar na vida de outras pessoas?

A música me fez aprender a ver o mundo de outra forma, me deu maturidade, me mostrou que a vida não é um mar de rosas, mas mesmo assim me fez enxergar toda essa maldade e infelicidade de uma forma madura e equilibrada, sabendo respeitar pessoas, valores, entendendo outros lados. Me deu segurança e esperança.

Acredito que a musica age de formas diferentes em cada indivíduo, tem um poder gigante de comunicação, é um comunicador universal. Atualmente a musica de má qualidade alicia menores a prostituição e ao tráfico de drogas, tem musica que clama a promiscuidade. Então depende muito do nível cultural de cada um, da região isso interfere muito, tanto para bem ou para mal.

  • Qual foi a melhor música que você já escreveu?

Eu não saberia descrever alguma música melhor, cada uma tem seu valor e seu momento.A música Sempre Te Espero foi a primeira musica escrita que alavancou todas as outras de uma forma surpreendente, se não fosse por ela, talvez não houvesse as outras. Então guardamos um carinho imenso por ela ter sido sucessora de tudo como se fosse a matriarca. Claro tenho o playlist das minhas favoritas sim, mas dentre estas eu poderia destacar Andarilho, tem uma história bacana bem contada de uma forma poética de encontrar alguém, tem a Gabriela que fala sobre relacionamento, boemia, sedução, tempo de criança que fala das festas de são João e o primeiro amor, do reencontro. Então na verdade cada música tem seu valor, não consigo colocar uma como sendo a melhor. rs

  • Quem ou o que te inspirou a ter uma banda?

Sempre quando garoto tive o sonho de ter uma banda, de tocar, cantar para um público, adorava assistir algumas banda na TV na época e me fascinava. Na adolescência aprendi tocar violão mas depois de longos anos fazendo faculdade deixei a música de lado para me dedicar aos estudos. Isso ao longo dos anos fez com que eu perdesse aquele sonho de ter uma banda e tocar.

Meu regresso para a música é recente, na verdade a banda foi se construindo dia a dia, unindo elementos, pessoas que chegaram, deram sua contribuição e foram embora, outras que até hoje contribuem, ela foi crescendo e está a cada dia na verdade. Eu não acreditava mais que teria uma banda, pois o tempo já tinha passado meu conhecimento na época era menor. Mas graças ao conjunto a ideia virou um projeto e se transformando na banda SYZUS.

  • Algum conselho para quem quer seguir a carreira de músico?

Para quem quer seguir a carreira de musico primeiro precisa ter talento, ser observador, saber se expressar na arte musical, estudar muito, muito mesmo. Ter persistência, buscar o sim tendo o não. Saber que vai encontrar dificuldades, portas fechadas, desvalorização do seu trabalho. Nunca desistir, pensar positivo, ter humildade, buscar parcerias, contatos e relacionamento.

  • Algum recado para os leitores do Agatacett’s Blog?

Agradecer a oportunidade cedida pelo Agatacett´s Blog e dizer para os leitores que acompanhem nosso trabalho autoral do nosso álbum físico batizado ATÉ O FIM, com 12 musicas autorais sendo uma com participação de Kali França em chuva de outono. Temos também no YouTube a versão clipe acústica da musica andarilho e recentemente gravamos uma versão em espanhol da musica Gabriela a qual pode ser ouvida no SoundCloud.


SyzuS | Porto Amazonas

Deixe uma resposta

