Nota

Oi pessoas, tudo  bem?

Já passamos do Carnaval e os estudos não param, então vamos tratar do segundo tema possível para a redação do ENEM 2016, que me envolve, te envolve e todos nós sabemos do que estamos falando.

*Veja os posts anteriores para aprender mais

Tema de hoje: Crise econômica no Brasil e no mundo

Título: Decadência de uma economia

Desde 2015 os debates sobre a crise econômica iniciada no Brasil vêm procurando maneiras de amenizar a situação que se segue até este novo ano, supondo que a população possa viver uma nova década perdida como a vivida entre 1980 e 1990 com a falta e o aumento do preço dos alimentos.

Quando países como Grécia e Estados Unidos entraram em crise, o Brasil viu uma maneira de se sobressair na economia, mas ao invés de investir seu lucro, facilitou as linhas de crédito para a população que, tempos depois, se cercou de dívidas. Podemos comparar esse momento com a quebra  da bolsa de Nova Iorque, onde todos se viram desesperados com a queda dos valores das ações investidas, mas a diferença entre esses dois casos foram as medidas tomadas para que os Estados Unidos se reerguesse perante a situação, aplicando verbas em obras públicas e contratando funcionários enquanto o Brasil sugeriu a redução de carga horária e salário.

Mesmo com a inflação exacerbada, o aumento da taxa de desemprego e o fechamento de empresas no país, esse contexto fortalece o cenário do turismo brasileiro, pois as viagens dentro do território nacional se torna mais barata que uma ao exterior, além disso, produtos com fabricação completamente brasileira se mostram mais em conta que os mesmo com componentes importados. Ouro ponto positivo é que, pelo preço do Real em relação ao Dólar parecer mais vantajoso, turistas vêm ao país com uma maior quantidade da moeda internacional.

Assim conclui-se que o mercado deve investir na venda de produtos nacionais e que o governo deve aplicar em pontos estratégicos e eficazes para que, aos poucos, a população possa se ver livre dos altos preços durante as compras do mês e voltar seguros aos seus postos de trabalho.

 

 

 

 

Crise, como lidar | #MeAjuda

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s