Nota

Não veja a morte como alguma coisa ruim, mas sim como uma porta de entrada para um paraíso alternativo. No dia 2 de novembro é comemorado o Dia dos Mortos principalmente no México, festa essa que para quem não entende pode parecer até uma ofensa aos que já se foram.
Recentemente apresentei um seminário no meu colégio sobre o México citando sua história, geopolítica, economia, aspectos econômicos, atualidades e fiz questão de comentar sobre o Dia de los Muertos, o qual pesquiso sempre, para mostrar aos demais alunos como as situações são vistas do outro lado do mundo e, sinceramente, a aceitação foi ótima, melhor até mesmo que a esperada. Era a minha hora de falar, então comecei:
“O ‘Dia de Los Muertos’ é comemorado no dia 2 de novembro de cada ano tendo seus preparativos iniciados no dia 31 de Outubro (data do Halloween nos Estados Unidos). Essa festividade repleta de comida, decoração e tradições tem como foco homenagear a Morte, os mortos e o renascimento, com influências astecas e a representante Dama da Morte, La Catrina sendo reconhecida pela UNESCO como um patrimônio cultural e científico para a humanidade”.
O nosso verdadeiro problema é fugir de um assunto, de uma meta que somos obrigados a bater um dia, pois a única certeza que temos ao nascer é que um dia, mais cedo ou mais tarde, a morte vai nos alcançar e não adianta fugir, o que realmente pode aliviar isso é uma crença, acreditando ela em céu e inferno, vida após a morte ou somente um enterro e nada mais.
Os mexicanos acreditam que devem mostrar aos falecidos que estão bem aqui na terra, neste planos e desejar aos mesmos uma próxima vida próspera. Não há nada de aterrorizante nisso, nós defendemos tradições absurdas, mas não reconhecemos uma festa dedicada ao nosso ponto final, ao fim da nossa história e a escrita de um legado.
Sei que há dor e sofrimento, lágrimas e desespero e que há muitas pessoas passando por isso nesse momento, então acenda uma vela ou faça uma oração, reflita e conforte-se dizendo aqueles que ama que estamos bem e que no fim de tudo isso vamos nos encontrar novamente.

“Faça o que quiser desde que não faça o mal”
“Faça o que quiser, desde que não prejudique a nada e nem a ninguém”
– Único dogma Wicca

“Os mortos ganham mais flores que os vivos, porque o remorso é mais forte que a gratidão”
– Anne F.

“Da última vez que Deus perdeu a fé no homem ele mandou o dilúvio, dessa vez ele mandou os anjos”
– Legião – o filme

“Sonhe como se fosse viver para sempre, viva como se fosse morrer amanhã”

”Quando o amor próprio se igualar ao amor ao próximo, viveremos em um caminho de luz”

– Agatacett


O caminho para o amanhã – O melhor jeito de ver a morte

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s